Nª Sra. do Loreto


Festas anuais em Alcafozes são sempre organizadas em honra de Nª Sra. do Loreto, a Padroeira Universal da Aviação

Nossa Senhora do Loreto


Segundo a tradição, a casa, em Nazaré, que serviu de habitação a Jesus, Maria e José, foi local de peregrinação durante treze séculos. 

Esta região, terá sido, devastada pelo Emir Alá-el-Din e a casa de Nazaré esteve, assim, quase a ser destruída. Segundo a mesma lenda, a casa foi salva por anjos que conseguiram retirá-la e levá-la para Loreto, em Itália, no ano de 1294.

Assim, Loreto transformou-se num local deperegrinação e devoção de muitos Papas. 

A iconografia tradicional da Senhora do Loreto apresenta-a vestida com um manto que cobre, quase na totalidade, o Menino Jesus, conferindo-lhe uma forma aerodinâmica cuja força propulsora será dos anjos que a suportam. 

A 24 de Março de 1920 (festa do Arcanjo S. Gabriel, mensageiro de Nazaré), o Papa Bento XV, acedendo ao desejo do Clero, declarou a Santíssima Virgem do Loreto, Padroeira Universal da Aviação

A 12 de Setembro desse mesmo ano, os aviadores reuniram-se em massa na Basílica do Loreto e fizeram, oficialmente, a consagração da sua Padroeira. 

No ano seguinte a imagem foi destruída por um incêndio e em 1922, o Papa Pio XII benzeu a nova imagem da Virgem do Loreto, sem grandes diferenças em relação à anterior, sendo então esta acompanhada por aviadores da Capela Sistina para a Basílica do Loreto, onde chegou a 8 de Setembro.

Em Alcafozes, o povo e a própria Igreja, desconhecem as circunstâncias e a origem do aparecimento da imagem da Senhora do Loreto naquela zona, mas sempre lhe dedicaram grande devoção e os festejos em sua homenagem têm, para esta zona, grande significado e adesão e ocorrem, habitualmente, no último fim de semana de Agosto ou primeiro de Setembro.

Hoje a Capela da Santa, em Alcafozes, já tem um interessante e curioso espólio de ofertas relacionadas com a área da aviação civil, comercial e militar. 

As instituições representativas dos Tripulantes de Cabine, APTCA e SNPVAC, têm sido os principais impulsionadores da cada vez maior participação de representantes das diversas áreas da aviação, em conjugação com a Comissão de Festas local, nomeadamente por intermédio da dirigente associativa, a Srª. Dª. Maria Emília Macedo, Supervisora de Cabine da TAP Portugal. 

A APTCA adquiriu, recentemente, uma imagem muito antiga dessa Santa que está exposta, num quadro, na sua Secretaria.

As Festas de Nossa Senhora do Loreto já fazem parte da vida da APTCA e dos Tripulantes de Cabine, sendo uma oportunidade fantástica de salutar convívio, que muitos dos nossos Associados e familiares, já se habituaram a viver todos os anos.

A todos deixamos o nosso convite a virem assistir e viver este memorável evento religioso. Para mais informações contacta-nos.


 

 

Aviação Comercial

Global News

A APTCA obtém condições vantajosas para os seus Associados no âmbito cultural, social, desportivo e de lazer, através da negociação de acordos e protocolos estabelecidos com várias Entidades e/ou Instituições.